quinta-feira, março 26, 2009

Esboço completo do livro de Êxodo

EXODO

TITULO: Êxodo vem do grego que significa “sair”, e foi assim chamado porque registra a saída de Israel do Egito.
TEMA: E Gênesis lemos sobre o principio da redenção, no livro de êxodo lemos acerca do progresso da redenção .Em Gênesis a redenção e efetuada através do individuo. Em êxodo é efetuada através de uma nação inteira: ISRAEL. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia concentra-se a historia de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue.Essa redenção se apresenta suprindo todas as necessidades da nação. Oprimido pelos egípcios, Israel necessita de libertação. Deus provê esta libertação. Tendo sido salva a nação precisa de uma revelação de Deus pra orientá-la na conduta e nos culto de sua nova vida. Deus lhe dá a Lei. E os Israelitas sente a necessidade de purificação, Deus provê os sacrifícios, tendo uma revelação de Deus, o povo sente a necessidade do culto.Deus lhes dá o tarbenáculo, e estabelece um sacerdote.


AUTOR: Moisés

ESFERA DE AÇÃO: Os acontecimentos registrados em Êxodo abrangem um período de 216 anos, cerca de 1706 a 1490 antes de Cristo. Começa com um povo escravizado, na presença da idolatria egípcia e termina com um povo redimido habitando na presença de Deus.

CONTEUDO: Trataremos agora de obter um aspecto geral do livro de êxodo, considerando-o como um todo. Aprenda o seguinte esboço.

1) ISRAEL NO CATIVEIRO. (Caps 1-2)
2) ISRAEL REDIMIDO Caps (3-15; 22.)
3) ISRAEL VIAJANDO NO SINAI. (15; 23-19).
4) ISRAEL RECEBENDO A LEI. (Caps 20-23)
5) ISRAEL EM ADORAÇÃO. ( Caps 24-40)


1 – ISRAEL NO CATIVEIRO (Caps1e2)

O que se segue é um resumo dos capítulos 1 e 2.

1) A opressão de Israel. (cap.1)
2) O nascimento de Moisés.(2:1-4)
3) A adoção de Moisés.(2:11-14)
4) O zelo precipitado de Moisés.(2:11 a 14)
5) A fuga de Moisés.(2:15)
6) O casamento de Moisés

Observação: Foi profetizada a escravidão de Israel (Gen.15:7-16) qual foi o efeito desta escravidão em Israel? (Ex.2:23). Em que resultaria isto.(Rom.10:13).Moisés esqueceu alguma vez de seu povo e do seu Deus,enquanto recebia sua educação no Egito.(Heb.11:24-26). Porque não? (Ex.2;7-9).O que supôs ele ao matar o egípcio?
(At.7:25). Foi esta a hora determinada por Deus? Que ensinaram a Moisés os 40 anos de peregrinação no deserto.(At.7:25 e Ex.3:11)


2 – ISRAEL REDIMIDO (Caps 3-15)



1- a chamada e a comissão de Moisés.(3:4-28).
2- A partida para o Egito. (4;24:31).
3- O conflito com Faraó. (caps 5e6).
4- As pragas.(caps 7-11).
5- Páscoa. (cap.12)
6- A partida do Egito.(cap.13)
7- A travessia do Mar Vermelho.(14-15:21).

Veja a grandeza e o caráter sobrenatural da libertação de Israel. O propósito de Deus era ter um povo cujo testemunho ao mundo seria: “SALVO PELO PODER DE DEUS”. Ele desejava gravar na mente de Israel o acontecimento de tal maneira, que nos dias vindouros quando viesse a opressão e a provação, pudessem sempre ver e recordar que a “salvação é do Senhor “.No Antigo Testamento a libertação de Israel da terra do Egito,é sempre medida ou o exemplo clássico do poder de Deus. Qual é a medida do seu poder no Novo Testamento? (Ef.1:19,20 Fil.3:10)


3 – Israel viajando ao sinai.(Caps.15-19)
Neste estudo seria aconselhável, consultar o mapa desta viagem.
Esboço dos capítulos 15 a 19
1- Mara – águas amargas. Cap.15
2- Elim – fontes e árvores. Cap.15
3- Deserto de Sim – o Maná. Cap.16
4- Refidim – a rocha ferida - batalha contra Amaleque. Cap.17
5- Sinai – Visita de Jetro. Cap.18
4 - A LEI DADA A ISRAEL. (Caps19-23)
Resumo dos capítulos 19 a 23
1- A subida de Moisés ao Sinai. Cap.19.
2- Os Dez Mandamentos. Cap. 20.
3- A lei civil. Cap.21 a 23.
Estudem os seguintes tópicos:
1- A eleição de Israel. Êx.19:5. Por meio de um pacto solene Israel foi feito a nação sacerdotal - separada de todas as nações, afim de ser instruída na verdade divina, e finalmente levar a luz as todas as nações.
2- A legislação de Israel. Êx.20-23. Assim como os Estados Unidos da América do Norte,formam uma república , governada por uma constituição.Israel como teocracia.(um estado governado por Deus.). teve como base de seu governo os Dez Mandamentos, que podemos considerar como a constituição das Tribos Unidas de Israel.Os mandamentos representam a expressão decupla da vontade de Deus. A norma pela qual governa seus súditos. Para poder aplicar esses princípios á vida cotidiana do povo, foi acrescentada a lei civil, que estabelecia penalidades e dava instruções para a sua execução.
5 – ISRAEL EM ADORAÇÃO.(Caps24-40)

1- Moisés recebe o modelo do tarbenáculo. Caps.24 a 31.
2- Quebra da lei. Caps.32 a 34
3- A. construção do tabernáculo. Caps. 35 a 39
4- O tabernáculo erigido. Cap. 40
No monte Sinal Deus e o seu povo estabeleceram uma relação especial. Pela mediação de Moisés um povo redimido e seu Deus,foram unidos nos santos laços da aliança. Jeová torna-se o deus de Israel, e Israel torna-se o povo de Jeová.Para que esta comunhão pudesse continuar Deus ordenou a construção do tabernáculo.”E ME FARÃO UM SANTUARIO PARA QUE EU POSSA HABITAR NO MEIO DELES.” Êx.25:8.
Compreende-se claramente a utilidade do tabernáculo quando consideramos os títulos que lhes são aplicados
No monte Sinal Deus e o seu povo estabeleceram uma relação especial. Pela mediação de Moisés um povo redimido e seu Deus,foram unidos nos santos laços da aliança. Jeová torna-se o deus de Israel, e Israel torna-se o povo de Jeová.Para que esta comunhão pudesse continuar Deus ordenou a construção do tabernáculo.”E ME FARÃO UM SANTUÁRIO PARA QUE EU POSSA HABITAR NO MEIO DELES.” Êx.25:8.
Compreende-se claramente a utilidade do tabernáculo quando consideramos os títulos que lhes são aplicados

1- O tabernaculo.
Em hebraico significa MORADA. Embora Deus habite em toda parte, Ele indicou um Lugar onde sempre o pudesse encontrar;”em casa”
2- Tenda da congregação.
Ou tenda da reunião, era o ponto de contato, o meio de comunicação entre o céu e a terra. Êx.29:42,43
3- O tabernáculo do testemunho.
Ou tenda do testemunho . Chamam assim devido as duas Tábuas da Lei que foram colocadas na Arca. Essas tabuas foram chamadas de tábuas de testemunho.Êx.31:18,34:29, Testificavam da santidade de Deus e do pecado do homem
4- O Santuário.
Literalmente “LUGAR SANTO”um edifício separado para habitação divina